A oxitocina é conhecida por ser o hormônio do amor, principal responsável pelas ligações entre mães e filhos nos mamíferos. É ele que nos torna mais confiantes, cooperativos e generosos.
Antes se pensava que essa ligação só era estabelecida em relações reprodutivas, isto é, entre mães e crias. Mas cientistas japoneses descobriram que cachorros de estimação e seus donos também podem ter seu relacionamento influenciado pela ação do hormônio do amor.
Em um grupo de 16 cachorros com mais de 1 ano de idade, os cientistas espirraram ou oxitocina ou soro fisiológico nas narinas dos animais para ver o que mudaria em suas relações com os donos.
Os donos, que esperavam na sala ao lado sem saber qual substâncias seus cães tinham recebido, foram instruídos a ignorar as tentativas de aproximação dos cachorros. Mas para aqueles cujos cachorros tinham recebido a oxitocina, essa tarefa foi mais difícil: eles não paravam de cheirar e lamber. Owwnnnn!!! <3
Segundo a análise estatística feita pelos cientistas, a quantidade de tempo que os cães que inalaram oxitocina passaram perto de seus donos, olhando para seus olhos, foi significativamente maior que a dos que inalaram o soro fisiológico.
A tese defendida pelos cientistas é a de que a oxitocina não é apenas produzida em mamíferos durante eventos reprodutivos. É mais do que isso, ela também é fundamental para a formação e manutenção das relações sociais – até mesmo entre cães e donos.
Fonte: Manual do Mundo
Meu nome é Benilo Mendes Martins Filho, sou de Sobral, região interior do Ceará, tenho 15 anos e sou estudante. Criei este blog para compartilhar com vocês tudo o que eu gosto, como debater notícias, criar receitas e trazer a diversão para sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário